22/09/2009

Limpar Portugal - uma missão de todos!

Em 2008, algo extraordinário aconteceu na Estónia! Respondendo ao apelo de um grupo de visionários 50.000 pessoas saíram à Rua e limparam o seu país. Entidades Públicas, Empresas, Famílias e Indivíduos, foram capazes de arregaçar as mangas e ir para o terreno.

Inspirados por esta iniciativa, um grupo de portugueses lançou o mesmo desafio em Portugal, com a remoção das muitas lixeiras alojadas nas nossas florestas, e hoje são mais de 6000 as pessoas que se propõem a participar (um número que aumenta exponencialmente, à medida que a comunicação social se associa ao esforço de divulgação e envolvimento da população).



O dia "L", dia escolhido para a limpeza, foi o dia 20 de Março de 2010, um dia antes do início da Primavera.

Para que este dia aconteça, e seja um êxito, ainda muito há a fazer:
  • Identificar as lixeiras e classificar os tipos de lixo,
  • Organizar toda a logística necessária,
  • Articular esforços com as entidades que podem recolher e reciclar os lixos,
  • Fazer divulgação do projecto
  • Promover a sensibilização e a educação ambiental...
Por isso este movimento cívico chamado "Limpar Portugal", que se recusa a receber um euro sequer (todos os apoios deverão ser dados em bens ou serviços), convida todos os cidadãos portugueses a contribuir com as suas competências, talentos, conhecimento ambiental e redes de contactos neste esforço comum que a todos beneficia.

Para mais informações, consulte o site www.limparportugal.org. Caso queira participar, inscreva-se na rede social do movimento: limparportugal.ning.com, integrando-se no grupo concelhio da sua preferência.

A equipa InSpiro aderiu a este projecto, pois acredita que o exercício de uma cidadania consciente e activa é um requisito essencial para que tenhamos um país (e um mundo) mais equilibrado e feliz. Convidamos todos os nossos clientes e parceiros a associarem-se a este projecto ou a outros com os quais se identifiquem e, dessa forma, também ajudarem a construir um mundo melhor.

Sem comentários:

Enviar um comentário