17/07/2009

COACHING - O que é?

Frequentemente nos colocam essa pergunta... Afinal, o que é o Coaching?

De facto, apesar de se falar muito nesta ferramenta de apoio ao desenvolvimento pessoal e profissional, nem sempre é claro o seu significado, alcance ou potencial de eficácia. Damos por isso, aqui, o nosso contributo para essa compreensão.

Quando queremos aprender algo ou desenvolver uma competência, procuramos alguém que seja especialista nessa matéria para nos ensinar (professor) ou formar (formador).

Quando queremos ultrapassar problemas ou tomar decisões, o caso muda de figura. No que diz respeito à sua vida, cada um de nós é o especialista, e, à semelhança do que acontece com o pedinte do post anterior, as respostas às nossas perguntas, encontram-se dentro de nós. Só nós sabemos como nos sentimos em resposta a um determinado estímulo, que tipo de estratégias utilizamos com eficácia face aos desafios, etc...

Mas também à semelhança do que acontecia com o pedinte, a proximidade em relação à situação - e uma certa incapacidade de parar e olhar para dentro (em vez de estar atento a estímulos exteriores ou procurar respostas e esoluções fora de si) - muitas vezes faz com que não sejamos capaz de resolver sozinhos os nossos problemas... precisamos que alguém nos alerte, nos abra os olhos e, acima de tudo, volte a nossa atenção para dentro de nós.

Em última análise, é esta a missão de um coach: redireccionar a atenção do cliente para que ele compreenda os problemas e desafios com que se depara, procure as soluções, defina objectivos e um plano de acção e se comprometa com ele. O Coach não decide pelo cliente, nem lhe dá respostas - antes abre caminhos e aumenta o leque de opções do cliente.

Para ser eficaz, o Coach conta com algumas ferramentas (competências) fundamentais: a escuta activa, a empatia, o recurso a perguntas de orientação, e a intuição. Ele é, primeiramente, um especialista na relação de ajuda.



Sem comentários:

Enviar um comentário