Mais do que trabalhar com várias equipas, a empresa precisa trabalhar como uma única equipa. Para que isso ocorra, é essencial que haja um alinhamento perfeito no relacionamento e na comunicação.
A optimização dos grupos de acção colectiva, em que qualquer segmento da empresa, só pode ser obtido na medida em que cada grupo e cada membro de cada grupo perceba e entenda claramente seu papel dentro do contexto dos processos empresariais em que está envolvido.
Mais do que isso, ela só pode ser obtida desde que cada membro de cada grupo entenda, em profundidade, os mecanismos de trabalho dentro do grupo e factores críticos de sucesso inerentes, entrando em total sintonia a respeito.
É fundamental que a empresa forme e motive os seus colaboradores, e sistematize seus processos de comunicação e coordenação interpessoal para minimizar os problemas de acção interpessoal.
Há Varias décadas, Peter Drucker apresentou o conceito de que as reuniões são uma deficiência empresarial...O ideal seria que todos conhecessem tão bem os seus papeis que nunca precisariam se reunir. No entanto, o prestigiado guru conformou-se com o mal necessário representado pelas reuniões.
É necessário deixar bem claro que o principal foco do trabalho em equipa não é o seu bom entrosamento e produtividade durante as reuniões, mas sim sua profícua associação de esforços no trabalho do dia-a-dia.
Jose Manuel Moran (2002) pergunta: é possível mudar a comunicação dentro da empresa e fugir da burocracia, eliminar a tendência de esquemas, de rotina? Realmente não é fácil. Todos nós temos inclinação a economizar nossos esforços, a facilitar nossas actividades, a repetir o que deu certo.
Muitos funcionários, dentro das empresas, sentem dificuldades em enfrentar os seus problemas sozinhos e, nessa hora, percebe-se a falta de comunicação e de um relacionamento interpessoal no seu dia-a-dia.
É irónico que, no novo mundo da alta tecnologia, o sucesso da comunicação continue alicerçado nas pessoas, na comunicação interpessoal: entre o supervisor e os funcionários, entre pares, entre os funcionários e seus clientes. Em escala mais ampla, isso significa que tarefas antes destinadas a serem realizadas por um departamento especifico de comunicação, agora são responsabilidade de toda a equipa de gestão.
Sem comentários:
Enviar um comentário