A comunicação é a base de toda interacção humana e do funcionamento dos grupos. Através da comunicação, o gestor e sua equipa chegam a um entendimento mútuo, constroem uma relação de confiança e coordenam as suas acções para atingir os seus objectivos.
Uma comunicação eficaz só acontece quando as partes se sentem livres para partilhar as suas necessidades e desejos, e confiam que aqueles com quem partilham essa informação não irão puni-los no futuro. Assim, antes de esperar um envolvimento das pessoas no processo, o líder deve aprender a confiar e a ser objecto de confiança.
Para que o gestor possa estabelecer uma comunicação eficaz com sua equipa é necessário também enviar e receber mensagens também de forma eficaz.
Enviar mensagens eficazmente, requer:
- Tornar as mensagens completas e específicas,
- Preocupar-se com a congruência entre suas mensagens verbais e não-verbais,
- Agir de forma intensa, utilizando mais de um canal de comunicação,
- Pedir feedback acerca da recepção e da interpretação de sua mensagem,
- Adaptar sua mensagem aos padrões de referência de quem a está recebendo.
Para receber mensagens eficazmente:
- Parafraseie com precisão e sem avaliar o conteúdo da mensagem,
- Procure identificar o que você percebe ser o sentimento do emissor,
- Descreva a sua interpretação sobre a mensagem do emissor,
- Negoceie com o emissor até que haja concordância sobre o significado da mensagem.
A Comunicação é um processo permanente, e não pontual. Como tal, deve o gestor garantir:
- Cuidado genuíno da manutenção e aprofundamento dos relacionamentos,
- Respeito integral pelos compromissos assumidos,
- Clareza (evitando ambiguidades entre palavras e acções).
Precisamos entender de que forma a ideia comunicada está relacionada com o grau de desenvolvimento do emissor e do receptor. Porém, o contexto será único. As pessoas são diferentes e cada uma vive a sua diferença existencial em constante exposição a outras pessoas.
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