09/10/2009

Mapa do Tesouro


Não, não vamos fazer publicidade a um filme do "Piratas das Caraíbas". Falamos hoje no Mapa do Tesouro pela sua simbologia. Tradicionalmente, "como nos filmes", o mapa do tesouro era um manuscrito que, basicamente, traduzia o melhor caminho para chegar a um Tesouro, com a advertência de possíveis percalços e dificuldades que se poderiam deparar no caminho.

Neste Mapa do Tesouro, as informações nele contidas foram inseridas segundo a interpretação da pessoa ou pessoas responsáveis, ou seja, é um mapa pessoal, com indicações individuais. Por isso é que assistimos, mais uma vez "nos filmes", a enganos e atrasos na chegada ao destino tão esperado, por parte de quem detinha o mapa do tesouro, mas não tinha sido o directo responsável pela sua elaboração.

Ou seja, o mapa do tesouro é um objecto palpável, que pode conter indicações geográficas, figuras simbólicas, hieroglifos, etc., que se destinam essencialmente a orientar o seu possuidor para o alcance do objectivo, da meta, da recta final. E todas as informações constantes no mapa são subjectivamente pessoais, pois foram incluidas tendo em conta a meta que um determinado indivíduo se propõe atingir e o seu entendimento de qual será a melhor forma de lá chegar.

Peço agora um momento para um pequeno exercício de reflexão: por vezes, na nossa vida a nível pessoal e profissional, ter um mapa do tesouro seria um instrumento extremamente útil e valioso: termos bem presente na nossa mente a Meta, pensarmos na melhor forma de Lá Chegar, estabelecermos um Plano de Acção, escrevê-lo no papel para não esquecermos o nosso Compromisso e o que nos propomos alcançar.

E  de quando em vez, olhar para o Mapa e contemplar a Meta. Confirmar se estamos a tomar os passos certos para lá chegar. Visualizar o "Depois" da Meta alcançada.

Quando falamos em orientação para resultados, trabalho por objectivos, pensamos por vezes que os individuos neste registo devem ter uma energia inesgotável, um gosto insaciável pelo sucesso, uma apetência para "fazer números". Se calhar deverão ter um pouco disso tudo. Mas essencial e fundamentalmente, quem trabalha com um foco tão grande na Meta, no alcance do Objectivo, deve ter consigo um Mapa do Tesouro, para manter sempre a sua atenção focada, para se orientar no caminho, para não desistir perante as dificuldades.

O Tesouro será o que cada um decidir estabelecer.

A Riqueza que alcançará quando o obtiver, também.

Sem comentários:

Enviar um comentário