No processo de desenvolvimento de competências interpessoais, o Feedback (ou retroalimentação) é um factor fundamental para o desenvolvimento e/ou para a mudança de comportamento. Trata-se da comunicação a uma pessoa, ou grupo, no sentido de lhe fornecer informações sobre como sua actuação está a afectar outras pessoas. O Feedback eficaz ajuda o indivíduo (ou grupo) a melhorar seu desempenho e assim alcançar seus objetivos.
Para tornar-se um processo realmente útil, o feedback precisa ser tanto quanto possível:
- Descritivo [e não avaliativo]
- Específico [e não geral]:
- Compatível com as necessidades de ambos
- Dirigido [para o comportamento que o receptor possa modificar]
- Solicitado [e não imposto]
- Oportuno [preferencialmente após o facto, mas tendo também em conta o estado emocional das partes]
- Esclarecedor
Deve-se pensar no feed-back como forma de melhoria de comunicação com o receptor e seus objetivos, sendo que, para se elaborar um bom feed-back, é fundamental tomar alguns cuidados básicos:
- Não utilizar o processo de feedback como desabafo, agressão, não reagir à resistência do receptor com mais pressão, pois isto só gera conflito e não constrói nada.
- Tentar perceber se a pessoa está preparada para ouvir naquele momento o feedback.
- É preciso atentar para estes aspectos de nula ou fraca prontidão receptiva, que constituem verdadeiros bloqueios à comunicação interpessoal.
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