14/10/2009

A Importância do FEEDBACK



No processo de desenvolvimento de competências interpessoais, o Feedback (ou retroalimentação) é um factor fundamental para o desenvolvimento e/ou para a mudança de comportamento. Trata-se da comunicação a uma pessoa, ou grupo, no sentido de lhe fornecer informações sobre como sua actuação está a afectar outras pessoas. O Feedback eficaz ajuda o indivíduo (ou grupo) a melhorar seu desempenho e assim alcançar seus objetivos.

Para tornar-se um processo realmente útil, o feedback precisa ser tanto quanto possível:  
  • Descritivo [e não avaliativo]
  • Específico [e não geral]:
  • Compatível com as necessidades de ambos
  • Dirigido [para o comportamento que o receptor possa modificar]
  • Solicitado [e não imposto]
  • Oportuno [preferencialmente após o facto, mas tendo também em conta o estado emocional das partes]
  • Esclarecedor
    Deve-se pensar no feed-back como forma de melhoria de comunicação com o receptor e seus objetivos, sendo que, para se elaborar um bom feed-back, é fundamental tomar alguns cuidados básicos:
    • Não utilizar o processo de feedback como desabafo, agressão, não reagir à resistência do receptor com mais pressão, pois isto só gera conflito e não constrói nada.
    • Tentar perceber se a pessoa está preparada para ouvir naquele momento o feedback.
    • É preciso atentar para estes aspectos de nula ou fraca prontidão receptiva, que constituem verdadeiros bloqueios à comunicação interpessoal.

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